O Projeto de Lei 1004/25 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a destinar equipes multidisciplinares para oferecer tratamento especializado e contínuo a pessoas que fizeram hormonioterapia ou cirurgia de redesignação sexual.
A Câmara dos Deputados analisa a proposta.
Pelo texto, o acompanhamento por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros e psicólogos, deve incluir avaliações periódicas, suporte emocional e apoio para aqueles que desejarem rever a transição ou reverter procedimentos.
O projeto prevê ainda a criação de um sistema de registro de dados e pesquisas para aprimorar as ações voltadas à população trans.
Autora, a deputada Clarissa Tércio (PP-PE) destaca que o Programa de Atenção à Saúde da População Trans (Paes Pop Trans), no SUS, assegura o acesso a serviços de hormonioterapia e procedimentos cirúrgicos de afirmação de gênero.
A parlamentar, no entanto, demonstra preocupação com um cuidado contínuo e estruturado após esses procedimentos, considerando potenciais impactos de longo prazo.
“Estudos apontam que intervenções hormonais e cirúrgicas podem ter impactos a longo prazo na saúde física e mental, tornando essencial um monitoramento regular que permita avaliar eventuais complicações clínicas”, afirma.
Ela acrescenta que a proposta prevê a criação de um sistema de notificação e monitoramento dos casos, que tem como objetivo aperfeiçoar os atendimentos e garantir a segurança e o respeito à autonomia dos pacientes.
Próximas etapas
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre
Câmara Projeto cria adicional de 30% para profissionais de saúde em áreas de risco e conflito
Câmara Projeto obriga órgãos públicos a oferecer atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva
Câmara Projeto garante direito ao letramento digital para pessoas idosas
Câmara Projeto prevê dedução no imposto de renda de gastos com saúde de pets
Câmara Projeto acaba com prazo para mandado de segurança tributário 
Política e Sociedade A propaganda criada para cutucar a infantilidade da extrema direita
Negócios de Sucesso Embalagens de papel biodegradável tem sido a melhor alternativa para a substituição de plásticos
Meu Direito Mudanças no BPC e Bolsa Família: atenção redobrada para não perder direitos
Esporte Regional Trindade X Anapolina: pancadaria marca o jogo da Divisão de Acesso 

